domingo, 31 de janeiro de 2016

Marchem!!!

                           Marchem!!!

“Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver.
O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis.
Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem”

Êxodo 14:13-15

Há 430 anos vivendo na escravidão, o povo de Deus esperava por um livramento do Deus Todo Poderoso. Muita gente nasceu e morreu naquela escravidão, e mesmo diante de tanto sofrimento, aquele povo nunca se esqueceu da promessa de Deus, mas o problema, é que eles já tinham se conformado com aquela vida de escravidão, pois depois de tantos anos sem ver o livramento de Deus, o comodismo passa a ser natural na vida daquele povo.
Assim é na vida das pessoas dentro das igrejas, já se acostumaram com a vida que elas levam já se acostumaram com suas misérias, com seus pecados, com suas dificuldades, doenças e sofrimentos, há pessoas que estão na igreja, mas são escravos de problemas causados por cegueira espiritual ou pelo diabo.
Assim como o povo do passado, muitos já viram Deus operar milagres e às vezes até são testemunhas disso, mas já se esqueceram do Deus vivo que não dorme, não bebe, não come, não tosqueneja e não precisa de nada que os humanos necessitam para sobreviver, pois Ele é Deus de Mistério, de Milagres e de Poder.
Essa mensagem nos leva ao entendimento que, quando o povo de Deus sai do Egito e se depara com o grande Mar Vermelho e então tudo parece ter chegado ao fim, assim somos nós, muitas vezes quando as coisas estão complicadas e estamos esperando por um livramento, e ao invés das coisas melhorarem, nós nos vemos em um beco sem saída e diante de um problema muito maior do que todos que já vimos antes, assim foram com o povo que estava com Moisés na travessia do mar.
É exatamente neste dia, em um beco sem saída, que olhamos para o passado e começamos a imaginar que na época da escravidão as coisas estavam melhores, e acabamos pedindo a escravidão de novo, em vez de pedirmos para sermos livres.
E nos esquecemos de que é nesses momentos em que não há saída alguma para nós, que Deus começa a operar e fazer o impossível acontecer.
Nesta passagem, entendemos que a tempo para “clamar” e tempo para” marchar” pois eles começaram clamar, e Deus disse a Moisés mande esse povo que marchem, pois chegou a hora de marchar de ir pra cima dos problemas, dos gigantes, dos leões, dos inimigos, pois tem coisas que Deus é quem vai fazer mas tem outras que somos nós que temos que realizar, e é no marchar que realmente mostramos a nossa fé em Deus.


Pr. Edson Ipólito 31/01/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário